terça-feira, 22 de setembro de 2009

Honra a quem se deve honra

Vou começar fazendo uma declaração: Me considero Jovem!

Para alguns sou, eu diria, um jovem a mais tempo, mas com 32 anos a serem completos agora em outubro creio que ainda nem cheguei ao meu melhor momento. Mas estou falando disso por que é inegável que já não somos “a nova geração” já convivemos com uma mais nova. E o que temos passado para essa turma que chega?

Essa semana quando soube da noticia do falecimento do Pr. Nilson do Amaral Fanini dividi essa noticia com minha cunhada de 22 anos e para minha surpresa ela não sabia quem era.

Fiquei pensado como nós crentes pecamos em não preservar a história e tão pouco damos honra a nossos profetas.

Em Mateus 13:57 Jesus nos fala: “Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa.”

Costumamos falar de homens de Deus que fazem isso e aquilo aqui ou acolá, mas dificilmente lembramos-nos de nomes como o de Fanini que pagaram um preço para ver o Brasil aos pés de Jesus. Se hoje vemos nossa nação sendo conquistada por Jesus, podemos afirmar que é fruto do que ele plantou nos anos 70 e 80.

Para quem não conhece ainda o perfil do Pr Fanini lá vai um pequeno histórico:

Fanini_Helga

O pastor Fanini nasceu no dia 18 de março de 1932 na cidade de Curitiba (PR). Ainda jovem, aos 12 anos de idade, aceitou a Cristo como seu Senhor e Salvador após um apelo do pastor David Gomes durante uma série de conferências na capital do Paraná. Foi batizado no mesmo ano de 1944.

Na juventude, enquanto servia nas forças armadas, sentiu que Deus desejava dele um compromisso ministerial. O jovem Fanini decidiu então fazer o Seminário Menor no Instituto Teológico A.B. Deter, em Curitiba. Posteriormente, seguiu para o Seminário Teológico do Sul do Brasil (STBSB), onde completou o curso de bacharel em Teologia no ano de 1955, quando tinha 23 anos.

Ele foi consagrado ao ministério da Palavra em 24 de novembro de 1955 na Igreja Batista da Tijuca (RJ), que era então pastoreada pelo pastor Oswaldo Ronis. Um ano depois ele se casou com Helga Kepler Fanini, com quem teve três filhos, Otto Nilson, Roberto e Margareth. No mesmo ano seguiu para os EUA, onde fez mestrado em Teologia no Southwestern Baptist Theological Seminary, em Fort Worth (Texas).

Ao retornar dos EUA aceitou convite da Primeira Igreja Batista de Vitória (ES), onde atuou entre 1958 e 1964. Assumiu então a Primeira Igreja Batista de Niterói, na qual alcançou um ministério de 41 anos. Por fim, atuou na Igreja Batista Memorial de Niterói.

O pastor Fanini também fundou e apresentou o programa de TV “Reencontro”.

Ele faleceu no ultimo sábado 19 de setembro, às 6h46 (horário de Brasília) – 4h46 (horário de Dallas) – o Pr Fanini, foi ainda diversas vezes presidente da Convenção Batista Brasileira (CBB) e que também esteve à frente da Aliança Batista Mundial (BWA, sigla em inglês).

Segundo informações do pastor David Schier, o pastor Fanini estava em viagem pelos Estados Unidos com sua esposa Helga para conhecer a sua mais nova netinha.

No entanto, durante a viagem de avião ele teve uma pneumonia e posteriormente um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que atingiu três partes de seu cérebro.

O pastor Fanini foi então internado em um hospital da cidade de Dallas (estado americano do Texas), porém os médicos chegaram à conclusão de que a situação era irreversível, o que os levou a desligarem os aparelhos, informou o pastor David Schier.

Vamos orar para que o Senhor conforte essa familia e levante outros “Faninis”.

 

Fonte: Redação / Convenção Batista Brasileira

Nenhum comentário: