segunda-feira, 27 de abril de 2009

GOSPEL OU SECULAR?

Como editor do Garagem Gospel faço pesquisas de tendências e estilos musicais quase que diariamente e nessas buscas me deparo freqüentemente com o debate sobre o que é ou não Gospel, se de fato isso existe ou não, se isso é apenas uma manobra comercial para vender CDs ou se é ministério santo, se devemos ou não ouvir isso ou aquilo, se o fato de os membros de uma banda serem evangélicos faz da banda uma banda cristã ou não, pois bem, depois de tanto ler sobre isso agora vou expressar a minha opinião, ressalto, a minha opinião, não estou vendendo isso como verdade mas é como encaro o tema e meu coração sente paz.

Logo 2009 vertical fundoExiste sim o segmento “Gospel”, o nome pode não ser o ideal, alguns vão falar que gospel é um estilo de música vindo dos negros americanos, blá blá blá, a questão é que hoje o estilo de música evangélica é apresentado sob essa nomenclatura e existe também o segmento secular. O que diferencia um do outro não são as letras, você encontra com muita freqüência entre os ministérios e bandas evangélicas letras, para alguns, um tanto rasas no quesito “mensagem espiritual”, assim como encontra entre as bandas seculares mensagens lindas com um conteúdo até “Cristão” e bíblico, um exemplo claro disso são as composições de Renato Russo que freqüentemente citavam passagens bíblicas, a grande questão é: qual é, ou ainda, quem foi a fonte de inspiração dessa letra e melodia?

Já li absurdos escritos por jovens crentes, no mínimo desinformados. Um exemplo foi o que li em um fórum onde o jovem apontava as letras do Evanescence como cristãs por falarem sobre mascaras tiradas e outras coisas. Amados, creio que antes de se escrever uma coisa dessa temos de conhecer o artista. Vou falar um pouco aqui sobre a Amy Lee, a menina teve uma formação cristã sim, o que nem de longe significa conversão, também é verdade que formou a banda em um acampamento cristão, o que também não quer dizer nada, a realidade é que a banda tem em seus clips apelos sexuais e, nas entrelinhas das músicas, fala de infidelidade, sexo, depressão e suicídio. Amados abram os seus olhos. A estratégia do diabo é fazer com que sejamos tolerantes com esse tipo de mensagens por virem em uma linda embalagem.

Por outro lado creio que podemos encontrar bandas cristãs que fazem carreiras bem sucedidas e de sucesso também no meio secular como Anberlin, P.O.D., Third Day, Skillet, Hawk Nelson, entre tantas outras. Uma declaração muito interessante é a do guitarrista Sameer Bhattacharya do Flyleaf “Para esclarecer tudo, nós todos somos cristãos. Todos amamos a Deus e nos esforçamos para viver e perceber o mundo como Jesus faria. Não necessariamente como a Igreja de hoje, mas como os apóstolos e, mais importante, do modo como Jesus nos explicou, pelos exemplos dados a nós na Bíblia. Sim, somos cristãos...

...somos cinco compositores que são cristãos e que se juntaram para formar uma banda. Um encanador ou um doutor, ou um ‘qualquer outra coisa’, não saí por aí se anunciando ou anunciado sua empresa nas páginas amarelas sob o título de ‘_______ cristão’, sabe? Eles têm seu emprego e fazem isso de acordo com Cristo em seus corações.”

Por isso amado busque saber a origem do que você ouve. A música é sim um canal de comunicação do espírito do homem com o Espírito de Deus. Se não é com Ele, com quem teu espírito tem se comunicado?

Um velho ditado diz que a mais bem sucedida estratégia do diabo foi convencer o homem que ele (diabo) não existe, parece que essa idéia tem contaminado o corpo de Cristo também, as pessoas tem consumido cegamente mensagens diabólicas e pior, tem sido ferramenta de multiplicação disso. Em II Coríntios 11:14 lemos: “E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.”, cuidado irmãos no que temos conectado ao nosso espírito e com a mensagem que temos passado.

A bíblia mostra a música como ferramenta de adoração e júbilo, e mostra também que o homem usa a música como adoração aos deuses pagãos. No livro de Daniel capitulo 5 vemos que a música era o sinal para que todos os povos do mundo se prostrassem em adoração a estatua do rei Nabucodonosor.

Creio ser válido o debate para que possamos expor nossos pontos de vista, mas é fundamental que esse debate seja feito de coração aberto, muitos entram nesse debate fechados pois não querem abrir mão daquilo que gostam. Eu mesmo fui muito reticente em assumir isso, sou um apaixonado por música, tenho milhares de títulos de centenas de artistas dos mais diferentes estilos, abrir mão da música secular foi difícil mas creio que foi o certo.

Agora cabe a você colocar isso diante de Deus em oração. Oro para que a resposta d’Ele venha ao encontro de um coração aberto.

Que Deus abençoe a todos.

 

Fonte:

Garagem Gospel - Jeferson Baick

baick@garagemgospel.com.br

domingo, 26 de abril de 2009

Garagem apresenta: HB

Ultimamente tenho escutado muito o som de uma banda da Finlândia chamada HB, e na maioria das vezes que vou compartilhar com alguém isso as pessoas tem me dito não conhecer o trabalho da banda.

Fui buscar então uma apresentação da banda que compartilho com vocês agora.

hb 01

HB é uma banda de metal sinfônico cristão formada em 2002, na cidade de Forssa, Finlândia. Depois de terem lançado sua demo em 2002, HB lançou mais três álbuns: Uskon Puolesta (2003), Enne (2006) e Frozen Inside (2008). A banda também lançou um single chamado Turhaa tärinää? (2004). O segundo álbum da banda - Enne - permaneceu por quatro semanas na 27ª posição do Top 40 da Finlândia.

Um destaque especial para as letras, compostas por Antti Niskala que tem uma mensagem espiritual e de evangelismo muito fortes.

O terceiro álbum lançado - Frozen Inside é a versão em inglês do álbum Enne e foi lançado em 23 de abril de 2008. O álbum alcançou a 25ª posição no Top 40 da Finlândia.

Ainda no ano de 2008, a banda tem trabalhado em seu quarto álbum, com lançamento breve, chamado Piikki Lihassa. No MySpace da banda, já se encontra um teaser com as canções do novo álbum e ainda uma faixa inteira (Minä olen).

Da formação original, apenas o baterista Samuel Mäki-Kerttula deixou a banda durante o Maata Näkyvissä Festival, em Novembro de 2007, e foi substituído por Markus Malin.

 

Membros

Johanna Aaltonen - Vocals

Antti Niskala - Piano

Markus Malin - Drums

Janne Karhunen - Guitar

Sofia - Guitar

Equipe técnica - shows

Leevi Murtolahti - lights

Miika Mäki-Kerttula - sound

Ex-membros

Tuomas Mäki-Kerttula - Bass

Samuel Mäki-Kerttula - Drums

Discografia

Piikki Lihassa

(Lançado em 14/11 de 2008)

Jeremia

Minä Olen

Hanki Elämä 2

Ilo Herrassa

Hylkäsitkö Minut

Sana

Turvapaikka

Hän Pitää Kädestäs Kiinni

Piikki Lihassa

Alttarilaulu

 

Frozen Inside

(lançado em 23/04/2008)

Intro

God Has All Glory

It Is Time

Be Aware

Holy Secret

Frozen Inside

Years Go By

Ambition

Way

Lovesong

 

Enne

(lançado em 2006)

Intro

Herralle kiitos

Hanki elämä

Uskon siemen

Valvokaa

Tie

Yksin armosta

Kunnia

Ratkaisu

Jeesus on Herra

 

Turhaa tärinää?

(Single lançado no Maata Näkyvissä Festival, em 12/11/2004)

Turhaa tärinää? (eng. Pointless Shaking?)

Valvokaa

 

Uskon puolesta

(lançado em 04/02/2004)

Himoa

Uskon puolesta

Vain yksi mahdollisuus

Käsiisi sun

Tee mulle

Eksynyt

Hän puhuu

Huominen ei kuole koskaan

Taivaaseen?

 

HB 2002

(Demo/EP, 2002)

Pelastaja

The Red Demon

Epävarmuutta

Herralle Live

Himoa

Kässisi Sun

Uskon Puolesta

 

Uma música que eu pessoalmente gosto muito é God Has All Glory, a seguir a tradução:

Deus Tem Toda Glória

Quando eu renasci, Tu me deste Teu sinal para mim.

A cruz era o caminho e dizia que Tu estarás comigo… dia após dia.

Eu Te ouvi chamando e senti que eu tinha que Te buscar!

E finalmente percebi, que os Teus caminhos são muito mais elevados que os meus.

Tu sabes tudo. Tua sabedoria e poder excedem todos os limites.

Deus tem toda Glória, Poder e Honra!

Ele veio nos salvar. Ele deu Sua vida por nós!

Deus tem toda Glória, Poder e Honra!

Ele aceitou a morte e nos trouxe salvação.

Tu perdoastes todas as coisas que eram pecado contra Ti.

Isso foi tão maravilhoso – meu coração escuro está tão limpo – Tu me amas tanto!

Agora eu quero Te servir. Tudo o que Tu quiseres, eu farei.

Tu tens todo o poder e é por isso que eu posso confiar em Ti, Jesus, meu Senhor!

Minha vida pertence a Ti, Tu prometeste me conduzir e nunca me deixar.

 

Fonte: Garagem Gospel / Wikipédia

Anberlin: Mensagem para o Brasil e Acústico

Anberlin 02

Antes de tudo, o Anberlin estava confirmado para tocar no Brasil no fim de maio, mas então eles tiveram que mudar de planos por causa da turnê que farão com o TBS. Para isso, eles enviaram uma mensagem via MySpace dizendo o porquê da não vinda agora. Basicamente eles disseram que amam o Brasil e que estão loucos para tocar aqui, pois já ouviram dizer que nós sabemos como agitar. Dizem também que pretendem vir no segundo semestre. Portanto, guarde seu dinheiro, pois um grande show de uma grande banda está por vir!

Abaixo a mensagem enviada:

A Special Note to Brazil and those in Central & South America.

We have been planning a tour in some countries and cities that we have been wanting to play for a LONG time. We have been looking forward to seeing all of you in Rio, Sao Paolo, Mexico City, Buenos Aires, Santiago, etc.

We absolutely cannot wait to come down there and rock out with you guys because we have heard some amazing things about how much you guys are the best!

However, due to our over-crowded schedule, we need to postpone that tour. It was scheduled to happen in May, and then pushed to July. But, we have to tend to some personal and family obligations and will be unable to come down there in July. We will reschedule as soon as we are able to. But please trust us, Central & South America are at the top of the list for places we want to play (Brazil – we love you guys!!), and as soon as we are able to fit it into the calendar, we will let you all know. We apologize to everyone who has been working on our behalf to make it happen (Marcio, you are the man!!!) and we assure you that we will be there as soon as we can.

We love you guys!!

Até logo !!!

Hasta luego !!!

Stephen, Nate, Joey, Christian, Deon

Acústico:

Para quem curte a banda essa é uma ótima pedida. Eles fizeram um acústico para uma rádio de Orange County. Os vídeos são de ótima qualidade e valem muito a pena assistir. As músicas são The Feel Good Drag, A Day Late e The Unwinding Cable Car. Para assistir ao mini show é só clicar aqui.

Fonte: Christian Punk News

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Analise do novo CD de Ramon Tessmann e Adorazione

O Ministério Adorazione foi levantado por Deus no sul do Brasil para marcar uma geração e fazer história, segundo Mateus 5.14.

Adorazione Aviva Nossa Terra

O Ministério é constituído por uma banda liderada por Ramon Tessmann, que viaja realizando os mais diversos trabalhos na obra de Deus, desde ministrações em igrejas, conferências, até obras missionárias nas regiões mais remotas.

Ramon é músico, escritor e conferencista em áreas como adoração, louvor, avivamento, artes na igreja, liderança, caráter, etc. Tem ministrado para milhares de cristãos e não cristãos com ousadia e intrepidez, trazendo profundas renovações no âmbito espiritual de muitas igrejas.

Seus livros, cds, dvds e demais produtos têm abençoado pessoas em todo o mundo, se tornando uma referência como líder na área da adoração. Seus artigos e textos têm se espalhado nas igrejas como rica fonte de informação, pesquisa e crescimento ministerial. Ramon é casado com Amanda Tessmann e reside em Criciúma, SC, tendo cobertura da Igreja Vida Nova, sob liderança dos pastores Edson e Vanilda Tessmann.

Entre os produtos lançados pelo Ministério Adorazione temos os livros “O Levita de Judá” (2003), Louvor e Adoração (2004), Artistas Adoradores (2004) e A Busca (2005), além do cd/dvd Fogo Ardente (2005).

Aviva nossa Terra traz a mensagem que sempre marcou a vida deste Ministério “O pecado da hipocrisia religiosa em detrimento da verdadeira adoração”. Músicas como “Conhecido nos Céus” e o “O Avivamento Virá” trazem uma mensagem exortativa defendendo que o cristão deve tomar postura, lutando contra o egoísmo e fugindo dos caminhos maus, pois é desta forma que Deus irá se mover. Outras músicas tocam o coração falando sobre o relacionamento do homem com Deus, como por exemplo, “Tu Cuidas de Mim”, “Minha Vida Meu Ar” e “A Ti me Rendo”.

O disco foi arranjado e produzido em parceria com Alexandre Paz, da Groove Music, foi gravado em Porto Alegre-RS, no final de 2008 e lançado em 2009.

Dos Quatro cantos é um louvor alegre e festivo. Conta com uma levada que mescla pop-rock com dance e vem recheado de ataques de sopro e efeitos de pizzicato realizados ora pela guitarra, ora pelo teclado.

O avivamento virá mantém o clima jubiloso da faixa anterior. Mais uma vez se destacam as frases realizadas pelo naipe de metais. O hino é alusivo ao texto de 2 Crônicas 7:14.

Vem com Teu fogo mantém o clima da faixa anterior. Mais uma vez se destacam-se os riffs de guitarra e a pegada da bateria.

Vem com Teu fogo fez parte do repertório do álbum “Fogo Ardente”, lançado em 2005. Vem com uma roupagem nova, explorando uma sonoridade bem mais madura. Muito boa!

Usa-me Senhor é um momento de contrição e entrega. O arranjo é conduzido pelo piano e por uma série de efeitos percussivos.

A seguir temos a balada Minha vida, meu ar. A canção tem uma levada cativante e envolvente. É ministrada através de um solo entre Ramon e Viviane e conta ainda com interessantes intervenções melódicas de um sax.
Dando seqüência a este momento contemplativo entoamos A Ti me rendo que segue a estrutura musical usada pela maioria dos ministérios de louvor nos dias de hoje: Uma bela melodia cantada sobre uma harmonia sem muitas surpresas. A letra versa sobre a importância da presença de Deus em nosso viver diário.

Tu cuidas de mim é uma oração cantada que prega sobre proteção e provisão de Deus. Destaque para as nuances de dinâmica do arranjo.

A faixa 08 foi a que achei mais interessante. Descobri o Teu amor é conduzida por um violão folk, traz uns efeitos de moog, além de uma levada percussiva e uma pegada jazzística ao fundo. Realmente muito bacana.

Conhecido de Deus é outra balada muito bem arranjada. Conta ainda com uma melodia boa de ouvir, um refrão de fácil assimilação, uma letra reflexiva e uma ministração espontânea no turn around final.

Fechando o repertório temos uma balada blues. Exército do avivamento possui elementos básicos de blues, boogie woogie e rock anos 60.

Outro inovação criada por esse ministério é o portal “aprendapiano.com” que tem lançado vídeo aulas inteligentes e interessantes. Vale a pena conferir.
Para mais informações: www.adorazione.com.br

 

Fonte: Super Gospel

Jovens lutam em nome de Jesus

jiujitsu  O esporte transforma, assim como a religião. Unir os dois é alcançar milagres. É assim que a Igreja Congregacional do Brasil vem conseguindo atrair crianças e jovens de Fortaleza/Ceará. Dentro o templo e no tatame, eles são evangelizados e praticam o jiu-jítsu, constituindo um grupo conhecido como lutadores de Cristo.

Visite: Gospel, Noticias Gospel, Videos Gospel, Biblia Online

O projeto existe há um ano e multiplicou os fiéis evangélicos de quatro para 75 integrantes, entre seis e 30 anos de idade. “A Igreja Congregacional existe aqui há 29 anos e nunca teve tantos participantes”, comemora o pastor Jairton.

Entre sopapos e bordoadas, eles vão ouvindo a palavra de Deus. A cada luta, uma bênção alcançada. A cada lição aprendida, uma verdadeira mudança de comportamento. “Muitos não tinham mais objetivo na vida e aqui entenderam que podem realizar muitos sonhos”, afirma o professor e evangelizador, Elder Pinto.

O espaço está pequeno para tanta gente que chega diariamente para engrossar o número de alunos/fiéis. A maioria carente, sem condições de comprar o quimono, que custa entre R$ 100,00 a R$ 150,00. Fato, aliás, que os idealizadores tentam resolver com a colaboração e apoio dos empresários do próprio bairro. “Com a ajuda deles doaremos mais dois quimonos para os praticantes”, informa Elder.

A modalidade esportiva é considerada uma das mais violentas, por reunir várias formas de artes marciais. No entanto, ressalta o professor, a idéia é desmistificar a idéia de que o praticante do jiu-jítsu é uma pessoa violenta e sem princípios. “Pelo contrário, aqui se aprende respeitar o próximo e é um importante instrumento para reunir jovens e transformar suas vidas”, argumenta.

O estudante Cleisson Feitosa, de 23 anos, é um desses exemplos. Desde o início no projeto, ele dá o testemunho de que mudou seu modo de encarar o mundo: “Antes, eu tinha pavio curto, perdia a cabeça por tudo e não tinha objetivos. Agora, eu sou outra pessoa”.

Projeto

O projeto Lutadores de Cristo é desenvolvido em igrejas evangélicas de São Paulo, Paraná, Brasília e Rio Grande do Norte. Em Fortaleza, a Congregacional do Parque Genibaú é a única a integrar o grupo no Ceará. “Avaliei muito no início, hoje estou muito satisfeito com o resultado. É preciso entender que a violência não está em luta marciais, mas no coração das pessoas e é possível mudar isso”, afirma o pastor.

Mais informações:

Igreja Congregacional do Brasil

(85) 8768.6622 - Elder Pinto

Rua 804 casa 121 3ª etapa - Conj. Ceará, Fortaleza, Ceará

www.lutadoresdecristo.org

 

Fonte: Diário do Nordeste/Gospel +

domingo, 5 de abril de 2009

Bossa Nova unida com a mensagem do amor de Deus

Título que traz música de boa qualidade, ‘Bossa Gospel’, une a paixão musical de Paulo Pinheiro pela Bossa Nova e o desejo de falar do amor de Deus.

Paulo Pinheiro 001

O disco de Paulo Pinheiro é uma excelente pedida no universo da música gospel. Seu álbum Bossa Gospel reflete as novas tendências do meio e introduz canções sobre o Senhor Jesus Cristo no estilo e formato já conhecidos da Bossa Nova.

Com refinada sonorização, o disco apresenta um estilo musical voltado para a Bossa Nova, com influências do Jazz, Samba Bossa, Chorinho e Baião. Estudioso do violão, o músico, violonista, compositor e cantor, levou dois anos para fechar o trabalho que conta com músicos de alta qualidade e ótima finalização sonora em estúdio. Uma das principais motivações de sua obra é, segundo o autor, além de contribuir com o evangelho de Cristo, fazer soma ao projeto Movimento Cultural e Missionário, MCM.

Valorizando o aspecto vocal, com diversas vozes que o acompanham ao longo das 11 faixas (coral e back vocal), a voz de Paulo Pinheiro traz em suas letras o tema principal da importância do amor de Deus em sua vida.

Através do site www.paulopinheiro.art.br é possível conferir mais detalhes sobre a biografia deste músico e o CD Bossa Gospel, além de também conhecer suas referências musicais e projetos.

 

Fonte: Cristianismo Hoje

sábado, 4 de abril de 2009

Flyleaf

Flyleaf 013

Recentemente minha esposa e eu recebemos a visita de alguns familiares que moram fora do Brasil, entre elas, uma prima de minha esposa que é ministra de louvor em uma igreja em Londres, o detalhe é que essa igreja tem um ministério voltado para pessoas de língua portuguesa, com isso ela me pediu para fazer uma seleção do que de novo estava rolando aqui no Brasil para que ela pudesse atualizar as músicas que ministrava na igreja, obviamente eu não poderia deixar a oportunidade passar e sugeri uma troca de informações.

Ela prontamente concordou e me passou uma série de nomes, entre eles o de uma banda americana de hard rock chamada Flyleaf formada em 2000 no Texas.

Fiquei surpreendido com a banda e um pouco indignado pois anda não conhecia o Flyleaf o que me fez pesquisar e compartilhar com vocês o que encontrei sobre o trabalho que a banda vem fazendo.

O Flyleaf que anteriormente chamavam-se Passerby porém mudaram de nome por já existir uma banda com esse nome. O nome Flyleaf é explicado pela vocalista da banda Lacey Mosley: "Flyleaf é a página em branco da frente de um livro. É a página da dedicatória, o lugar onde o autor escreve uma mensagem a alguém que queira dedicar o livro e é o que nós queremos que as nossas canções sejam. Mensagens pessoais que derivam de alguns momentos de claridade antes da história começar".

Ouve um grande questionamento se o Flyleaf é ou não uma banda cristã e olha só o que guitarrista Sameer Bhattacharya responde: “Para esclarecer tudo, nós todos somos cristãos. Todos amamos a Deus e nos esforçamos para viver e perceber o mundo como Jesus faria. Não necessariamente como a “Igreja” de hoje, mas como os apóstolos e, mais importante, do modo como Jesus nos explicou, pelos exemplos dados a nós na Bíblia. Sim, somos cristãos. Mas há uma discussão entre todo mundo, até nós na banda. Não algo pelo qual brigamos, mas pelo qual é alegre e divertido discutir. É a questão de se somos ou não uma “banda cristã”, e o que isso significa.

Se você nos fizesse, à banda, essa pergunta, cada um de nós daria uma resposta diferente. Um diria: ‘É claro que somos uma banda cristã. É o porque estamos juntos fazendo isso, em absoluto. Então outro entraria e diria: 'Sim, é verdade. É o motivo do que fazemos e o que nos mantém juntos, mas somos cinco compositores que são cristãos e que se juntaram para formar uma banda. Um encanador ou um doutor, ou um ‘qualquer outra coisa’, não saí por aí se anunciando ou anunciado sua empresa nas páginas amarelas sob o título de ‘_______ cristão’, sabe? Eles têm seu emprego e fazem isso de acordo com Cristo em seus corações.

A banda é formada por Lacey Mosley (vocal), Sameer Bhattacharya (guitarra/vocal de apoio), Jared Hartmann (guitarra), Pat Seals (baixo) e James Culpepper (bateria).

Com o peso na medida certa e toques de suavidade dados pela voz diferenciada de Lacey, um tanto suave, um tanto sussurante, Flyleaf passeia dos riffs de metal a baladas leves, sem ser clichê e com muita atitude.

A banda indica como suas principais influências Foo Fighters, Incubus, Nine Inch Nails e Nirvana.

Site Oficial www.flyleafmusic.com

Discografia:

[2005] - Do you hear what I hear

[2005] - Flyleaf

[2006] - Music As A Weapon [EP]

[2007] - Much Like Falling [EP]

[2008] - Flyleaf (Special Edition)

Flyleaf- Rare and Unreleased

 

Fonte: Redação – Jeferson Baick

Fonte de Informações sobre a banda: Blessed Revolution