quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Pastor julgado e condenado

No dia 11 de fevereiro de 2009, Hamid Shabanov, 53, pastor da Igreja Batista em Aliabad, no Azerbaidjão, foi condenado pela acusação de porte ilegal de armas.
Ele foi preso em 20 de junho de 2008. A polícia alegou que havia encontrado uma arma escondida em sua casa. Os membros da família insistiram que os policiais plantaram a arma na residência. Livros cristãos – inclusive a Bíblia – foram confiscados durante a invasão e ainda não foram devolvidos.
O julgamento do pastor Shabanov começou em Zakatala em 22 de julho de 2008. O crime pelo qual é acusado é punível em até três anos de prisão.
Durante as muitas semanas em que o pastor aguardava o veredicto do julgamento na prisão, ocorreram muitas audiências. Em novembro de 2008, ele foi solto e ficou em prisão domiciliar.
O último tribunal aconteceu em quatro de fevereiro de 2009 e muitas pessoas esperavam que fosse o fim do problema para essa família.
Porém o juiz Elchin Huseinov, do distrito de Zakatala, declarou Shabanov culpado das acusações e aplicou uma pena de dois anos realizando trabalhos comunitários. Essa sentença equivale a oito meses na prisão. Como ele foi preso antes do julgamento e permaneceu em prisão domiciliar, o pastor deverá servir por mais 27 dias a partir de 11 de fevereiro.
Apesar dos poucos dias que passará na prisão, o pastor Hamid Shabanov está desapontado por seu nome não estar limpo e afirma que continuará a lutar contra essa sentença para cancelar sua ficha criminal. Os advogados insistem que sua prisão e condenação estão ligadas à sua fé e à liderança da igreja.
Antes da prisão do pastor, a polícia fez diversas ameaças contra a pequena comunidade cristã em Aliabad. De acordo com Hamid, o chefe de polícia disse que “se ele não abandonasse sua fé voluntariamente, ele o faria pela força”. O advogado interrogou o policial sobre esse assunto durante o julgamento, mas ele negou ter feito esse comentário.
Ore em favor de todos os cristãos em Azerbaidjão. Que Deus possa consolar o coração do pastor Hamid Shabanov. O mais importante de tudo é ter o nome no mais preciso Livro, o Livro da Vida!

Nenhum comentário: